O Árabe:
- O que se sabe, com alguma certeza, é que a Arábia não possuía cavalos, e que os mesmos foram introduzidos nessa península, em princípios de nossa era, pelos invasores árias. É de acreditar-se que esses cavalos proviessem do planalto central asiático. Tamanho médio entre 1m40 e 1m55 com peso entre 400 kg e 450 kg.
- Pelagem - Predomina a pelagem tordilha, freqüentemente rodada, tornando-se ruça com a idade, seguida pela castanha, a alazã, a báia e a preta. Segundo as variedades, há predominância de uma ou outra cor. As crinas são compridas, onduladas, sedosas, muito abundantes . A pele é fina , deixando ver a rede vascular subcutânea.
- Cabeça - A cabeça é pequena, quadrada, seca, bem ligada, com perfil quase direito . A fronte é larga e plana e o chanfro direito, curto, largo, separado da fronte por ligeira depressão . As arcadas orbitarias são muito salientes, os olhais muito abertos e os olhos grandes, com poucas pestanas, proeminentes, vivos e inteligentes . As orelhas são pequenas, pontudas, levantadas e móveis.
- Possui inigualáveis qualidades de sobriedade, energia, resistência, docilidade, inteligência, estilo e beleza. Seus andamentos característicos são o passo, o trote e o galope. É o cavalo naturalmente indicado para a melhoria de nosso cavalo comum, sobretudo daquele tipo que muito se lhe assemelha e que não é raro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário